sexta-feira, 16 de julho de 2010

"Fazendo" Um Livro: Um Processo...

Hoje resolvi escrever aqui uma parte dos meus últimos meses: o processo de fazer de um manuscrito um livro de verdade, com capa e tudo! Isso porque faltando apenas 18 dias para o lançamento de "A Irmandade", é exatamente esse processo que está na minha cabeça. E ainda falta a bendita capa!

Tudo começa quando o livro está prontinho, com título, agradecimentos, dedicatória, ponto final e tudo mais. É, é por aí mesmo que começa, porque escrever o livro, isso você já fez! Aí você assina aquele lindo contrato e vai para casa feliz! Envia a sua versão-final-revisada-três-vezes do que você escreveu para a editora, e ela vai para a revisão ortográfica. Aqueles errinhos do tipo "a gente fomos" são corrigidos nesta etapa (ok, "a gente fomos" não tinha no meu livro, hein?), e volta para você ver que coisa linda ficou sem os erros de digitação e de Português. Aí vai para a revisão de conteúdo, em que eles passam o pente fino no conteúdo, corrigem aquelas besteiras que você escreve no conteúdo do livro, como "o pastor alemão é uma raça de gatos...", e também tem a parte em que partes repetitivas ou desnecessárias da história são cortadas, aquela enxugada para aumentar o appeal da coisa, para melhorar o ritmo e deixar a leitura o mais dinâmica possível. Aí enquanto isso, você está tirando aquela sua foto sorridente, com cara de paisagem, para colocar na mini-biografia que fica na orelha da direita do livro. Eu passei horas tirando milhões de fotos até conseguir uma que me agradava.

Nisso, meu grande amigo e autor de "O Hélio", Pedro Paulo Rosa, estava lendo o arquivo original de "A Irmandade" para escrever o texto da orelha de esquerda, um comentário chamativo sobre o livro. Aí, o Tomaz, meu editor, me manda escrever aquelas frases mais chamativas ainda que ficam na 4ª capa (atrás do livro!), um mini-resumo do que é a história.

Pensa que acabou? Claro que não, agora vem o mais difícil! A Capa! Essa sim, todos são invadidos subitamente por um branco, um vazio criativo, e idéias para um dos elementos mais importantes do livro, desaparecem. No caso de "A Irmandade", é só o que falta: a capa. Um modelo já me foi enviado ontem, mas eu não gostei mesmo! E não fui a única que não gostou, também, até porque não era bem o que eu estava pensando para a capa. Agora? Correria! Vamos fazer de novo!!!

O fim desse processo nos próximos capítulos...

3 comentários:

  1. É um imenso processo escrever e publicar um livro, heim?! Mas deve ser muito gostoso tb...
    Quero conhecer...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
    O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
    Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O banner que eu fiz não poderia servir de base para a capa não? rs

    ResponderExcluir